XP é um conjunto de valores orientadores e melhores práticas. A maioria dessas práticas tem sido usada na indústria de alguma forma durante alguns anos. XP simplesmente as identificou e tentou agrupá-las para obter os seus maiores benefícios. Individualmente, estas práticas são bastante simples. Mas é a soma de todas elas que fornece o maior benefício, visto que elas se complementam para resolver os problemas mais difíceis que as equipes encontram quando desenvolvem software.
Este diagrama mostra as principais práticas da Programação Extrema de forma a tornar fácil sua lembrança e exemplificar os ciclos de direcionamento e controle do processo.
O círculo vermelho exterior é chamado de "Círculo de Vida". É o que mantém um projeto XP em curso, produzindo software executável testado. Toda a Equipe, clientes e desenvolvedores, trabalham juntos - preferencialmente fisicamente juntos - para construir o projeto. Usando elementos de Planejamento do Jogo do Planejamento de Liberação e Planejamento de Iteração, eles planejam uma série de Pequenas Liberações do software que comprovadamente passarão por todos os Testes de Cliente.
O círculo interior azul descreve o trabalho diário, a cada momento, dos desenvolvedores XP. Cada funcionalidade é abordada com um Design Simples, assegurando que o design do sistema seja bom o suficiente para as funcionalidades suportadas. Os programadores trabalham em pares para todo desenvolvimento de código de produção, o que fornece uma revisão contínua do código e valiosa compreensão do sistema por toda a equipe. Eles constroem o software usando o Desenvolvimento Dirigido por Testes, uma técnica que produz software bem-elaborado e bem-testado com um mínimo de esforço despendido, mantendo o design limpo através do processo de melhoria contínua de Refatoração.
O círculo verde ao centro contém as importantes práticas de suporte da XP. O software é projetado de acordo com uma Metáfora comum, compartilhada e evolutiva que ajuda a manter todos unidos. É mantido continuamente integrado com várias construções de software diárias, cada uma totalmente testada. A equipe compartilha a propriedade de todo o código, de forma que as mudanças necessárias possam ser feitas por qualquer par qualificado, e não apenas por um indivíduo. Uma vez que todos trabalham em tudo, a equipe constrói uma forma padrão de codificação. Finalmente, as equipes XP trabalham em um ritmo sustentável que lhes permite entregar software testado de forma previsível, do primeiro ao último dia do projeto.
|