Descrição
Esta metáfora é uma visão geral de design. É uma forma de definir o sistema usando um vocabulário compreensível, com os seus relacionamentos associados. Permite que toda a equipe converse sobre a estrutura do software de uma forma cômoda e memorável. Uma boa metáfora é aquela que todos os membros da equipe possam facilmente compreendê-la, lembrar-se dela e manter sempre em suas mentes. Ela fornece um sentido unificado que os desenvolvedores podem acompanhar à medida que eles constroem o sistema em pequenas partes por vez.
As metáforas nem sempre são fáceis de encontrar no início de um projeto. Nesse caso, as equipes poderão simplesmente identificar os principais objetos e suas interações no sistema (Sistema de Nomes). A verdadeira metáfora poderá surgir mais tarde. Quando todos na equipe puderem explicar rapidamente o sistema através de seus principais objetos e suas interações, a meta foi atingida.
A natureza iterativa da XP faz com que a arquitetura do sistema evolua ao longo do tempo. A metáfora não é estática, ela irá mudar e possivelmente melhorar com o tempo à medida que o nosso entendimento sobre o sistema melhore.
Um exemplo de uma metáfora seria algo como: "É como um sistema de metrô com passageiros e estações, bilhetes e torniquetes, etc.".
Benefícios
-
Comunicação: o cliente e o desenvolvedor definem uma linguagem comum que eles podem usar para falar sobre o sistema.
-
Direção: a metáfora ajuda a orientar os desenvolvedores para alcançar a solução.
|