Descrição
Existem muitos desenvolvedores que passaram anos desenvolvendo softwares que não foram liberados para uso. Felizmente, esta situação está tornando-se mais rara, mas ainda acontece. Existem muitas razões pelas quais alguns softwares nunca são colocados em produção, mas o principal fator é o tamanho das liberações. A liberação de software é bem parecida com a integração das alterações de código fonte em um projeto: quanto mais você demorar, mais difícil ela se tornará. A liberação de software em produção é frequentemente uma boa forma de obter feedback. Os usuários irão normalmente pensar em questões que eles não teriam pensado sem a experiência real de uso do software. Obter este feedback cedo aumenta a qualidade global do produto.
Na XP, nós recomendamos ciclos de liberação de três a quatro meses, no máximo.
Benefícios
-
Pequenas liberações aumentam o feedback. As discrepâncias entre o sistema que é necessário e o sistema que está sendo desenvolvido são encontradas mais cedo.
- Colocar pedaços de um sistema em produção normalmente suscita a consciência da qualidade do projeto. O sistema deve ser consistentemente bom o suficiente para ser entregue.
|