Tarefa: Escrever História de Usuário
Objetivo
  • Especificar um determinado comportamento do sistema a partir de uma perspectiva do usuário.
Relacionamentos
PapéisExecutor Principal: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
  • Nenhum
Opcional:
    Saídas
      Passos
      Definir o Comportamento do Sistema

      Uma história de usuário é uma descrição resumida de uma funcionalidade do sistema. As histórias são pequenas, demorando apenas de uma a duas semanas para serem desenvolvidas. As melhores histórias proporcionam valor de negócio direto. Quando as histórias são muito grandes, elas devem ser decompostas. Consequentemente, pode ser necessário o agrupamento de várias histórias para se obter um valor de negócio. Neste caso, as histórias têm que demonstrar ao cliente que a equipe está fazendo progresso em direção ao valor de negócio desejado.

      Não há necessidade de muitos detalhes na descrição. Os detalhes serão descartados quando os testes de aceitação, para a história, forem definidos. Normalmente, as histórias de usuário XP são escritas em pequenos cartões de índice, uma história por cartão.

      Definir Teste de Cliente

      Cada história de usuário terá um conjunto de condições ou critérios de aceitação a serem atendidos antes dela ser considera pronta. Basicamente, um critério de aceitação define um cenário de interação entre o usuário e o sistema. Geralmente existe mais de um cenário ou critério de teste de aceitação possíveis para uma história típica. Os critérios de teste de aceitação são convertidos em testes de cliente automatizados quando a história for implementada.

      Para simplificar, os critérios de teste são muitas vezes escritos em linguagem natural. Entretanto, isto os torna propensos a interpretações erradas. Para resolver este problema, algumas equipes fornecem ferramentas simples que permitem que o cliente escreva os critérios de testes de aceitação de forma que possam ser executados diretamente pelo framework de teste de aceitação específico da aplicação. Resumindo, é responsabilidade do cliente o fornecimento dos testes de cliente.