As equipes XP representam os requisitos detalhados na forma de testes de cliente automatizados. A automatização dos testes garante que eles sejam detalhados, inequívocos e executáveis. Normalmente, cada critério de aceitação é traduzido em pelo menos um teste automatizado.
Existem várias formas de fazer isso:
- Para um programa batch que leia entradas e produza saídas: crie arquivos de entrada de teste, capture a saída real e compare-a com a saída esperada.
- Escreva testes funcionais como programas. Você pode usar um framework de teste de unidade como base ou criar uma pequena linguagem de script que os programadores possam usar.
- Permita que o cliente possa facilmente especificar os testes (planilhas, arquivos de texto plano) e crie uma pequena ferramenta para ler a entrada e a saída esperada. A ferramenta fornece as entradas para o sistema e verifica se os resultados reais correspondem a saída esperada.
- Construa um gravador de entradas para permitir que os clientes definam os testes.
- Use ferramentas simples baseadas em arquivo para verificar os resultados.
É importante construir a automação de uma forma simples e incremental à medida que você precise. É muito fácil perder o controle e investir muito tempo em automação de testes ao invés do valor de negócio. Não sobrecarregue. |