Tarefa: Definir Liberação
Objetivo
  • Estimar o conteúdo e a data de entrega de uma liberação do produto.
Relacionamentos
PapéisExecutor Principal: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
  • Nenhum
Opcional:
    Saídas
      Passos
      Preparação

      Os passos para esta atividade fazem parte do planejamento da liberação XP. Para que essa atividade seja bem sucedida, as seguintes precondições devem ser cumpridas:

      • O cliente possui histórias de usuário suficientes para formar pelo menos uma liberação.
      • O cliente compreende muito bem as histórias de usuário.
      • O cliente definiu os critérios de aceitação das histórias.
      • Todos os membros da equipe que estarão envolvidos no desenvolvimento das histórias devem estar presentes.
      O Cliente Apresenta as Histórias de Usuário

      O cliente descreve cada história para a equipe e explica as condições sob as quais a história vai ser considerada completa.

      Os Desenvolvedores Estimam as Histórias de Usuário

      Os desenvolvedores discutem cada história e chegam a uma estimativa com base em sua experiência. Discussões de design de alto nível acontecem à medida que os desenvolvedores tentam entender a história e elaboram diferentes formas de implementá-la. Em alguns casos, a equipe não será capaz de fornecer uma estimativa razoável:

      • Eles não entenderam a história: a equipe deve fazer mais perguntas para o cliente.
      • A história é muito grande: os desenvolvedores não têm um bom entendimento do escopo. Ela deve ser decomposta em histórias menores.
      • Eles não sabem como implementá-la: eles terão que fazer algumas pesquisas primeiro.

      Tome cuidado para evitar a paralisia analítica. A estimativa que a equipe fará para a primeira história poderá levar até uma hora. A segunda história deverá gastar menos tempo. Você deverá ter como meta, a capacidade de estimar uma história em apenas alguns minutos.

      Como regra geral, as estimativas das histórias não devem exceder a duração da iteração com base em um par de pessoas dedicado à história. Quando as histórias excederem a duração da iteração, o cliente deverá dividir a história.

      O Cliente Prioriza as Histórias

      Uma vez que todas as histórias tenham um custo estimado, o cliente pode priorizá-las no plano de liberação. O cliente organiza as histórias em iterações e as sequências de iterações em liberações. A soma de todos os pontos de história em cada iteração não pode exceder a velocidade da equipe. No início do projeto, você terá que adivinhar a velocidade da equipe. Tente um terço do tempo ideal de programador disponível em uma iteração. Após algumas iterações, reveja o plano e use a velocidade da equipe que foi medida. Veja mais sobre planejamento de liberação, na diretriz planejamento do jogo.

      Informações Adicionais